sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Teste Lanterna Princeton Tec

Modelo: Eos Bike


Nas Corridas de Aventura é comum que as provas tenham trechos noturnos. Recentemente, em provas de corrida de rua, corrida cross country e mountain bike, as provas noturnas estão cada vez mais freqüentes.


A equipe de atletas do Tendência Outdoor, em parceria com a PROATIVA Equipamentos ( http://www.proativa21.com.br/ ), que importa e representa muitos dos melhores produtos das melhores marcas, resolveu testar alguns dos melhores equipamentos para o atleta outdoor.

Em uma série de testes que serão realizados, começamos com o que seria um bom produto para resolver a questão da iluminação durante os treinos e competições noturnas.

Avaliamos a duração das pilhas, resistência a trepidação, resistência a água, alcance e, claro, praticidade.

A linha de produtos para bike, da marca americana Princeton Tec, acaba de chegar ao Brasil, através da PROATIVA. A marca, especialista na criação de lanternas, já existe há mais de 30 anos no exterior e é mais conhecida por oferecer produtos mais voltados para mergulho, aventura e aplicações militares.


:: CARACTERÍSTICAS



- Peso: 105g (com as pilhas)

- Potencia: 25 Lumens

- Alimentação: 3 pilhas Alcalinas AAA (inclusas)

- Vedação: Submersível até 1 metro de profundidade em água.

- Modos de luz: Potência máxima, média e potência baixa ou piscantes.

- Duração das pilhas: de 6 até 60 horas, dependendo da intensidade da iluminação.

- Alcance: Durante os testes, conseguimos uma iluminação de 14 a 56 metros dependendo do modo.

- Encaixes: Guidon e capacete, com fácil encaixe.



:: TECNOLOGIA



- Regulated LED / Constant Brightness - Com essa tecnologia, a força da luz continua a mesma independente da pilha estar forte ou fraca. Nos sistemas tradicionais a luz fica mais fraca quando as pilhas não estão novas.

- Waterproof Rating Level 1 - É um nível de resistência à água em que um eletrônico pode receber um banho acidental e rápidas submersões sem ter danos. Ou seja, é totalmente resistente a chuvas das mais fortes.

- Multiple Modes - Diferentes modos de iluminação são ideais para que você possa escolher uma opção que te dê iluminação satisfatória com economia de pilhas.



:: O TESTE



O teste foi feito em Araxá-MG, na Serra do Microondas e na pista de cross country da Copa Internacional de MTB, sem iluminação pública. Para piorar, escolhemos uma noite nublada e com chuva.

A lanterna foi presa no guidon do piloto, que estava usando uma bicicleta de cross-country. Posteriormente, foi testada presa no capacete do piloto.


O piloto que testou a lanterna foi Fredy Guerra: Tetra-campeão Brasileiro e Campeão Paulista de Corrida de Aventura, equipe dupla mista, pela equipe ARS ( http://www.arsaventura.com.br/ ) e Corredor de Aventura e Multisport Solo, pela equipe Tendência Outdoor/UNIARAXÁ/CBMM ( http://www.tendenciaoutdoor.com/ ).



Com trepidação e em velocidade, a quantidade de luz também foi suficiente para um treino ou uma passeio, com iluminação de 7 a 28 metros. Mas dependendo da necessidade, no caso de atletas de alto nível, existem outros modelos da marca que possuem melhor iluminação, para maiores velocidades.

Não houve problemas com a presilha de guidon, que é presa por uma porca de fácil manuseio, sem precisar de ferramentas. A presilha também acompanha duas tiras de borracha, que atendem a diferentes grossuras de guidon. A lanterna não afroxou durante a descida.


O suporte para prender a lanterna no capacete também funciona de forma satisfatória. É uma peça de plástico que encaixa na lanterna e tem vãos para que se passe uma tira de velcro. Essa tira é grande e serve para passar entre as ventilações do capacete, para fixação da peça plástica junto com a lanterna.



:: GARANTIA



A Princeton Tec no Brasil tem garantia de 10 anos.



:: CONCLUSÃO



A Princeton Tec Eos Bike, apesar de não estar no top de linha da marca, é uma opção altamente versátil. As 3 opções de iluminação são suficientes para agradar os usuários em diversas situações de treino e passeio. A principal vantagem é o peso e durabilidade das pilhas.

Um excelente custo-benefício!

PRODUTO APROVADO!



Para informações mais detalhadas sobre o produto entre no site oficial da marca: http://www.princetontec.com.br/  


• Link direto: Modelo Eos Bike http://www.princetontec.com.br/produtos1.php  


Site da PROATIVA, que importa o equipamento: http://www.proativa21.com.br/  


Contato: (21) 3860-1446 – info@proativa21.com.br



12 comentários:

vitor rage disse...

muito legal essa lanterna!!!super util!!!logo vou adquirir a minha.abraço!

TENDÊNCIA OUTDOOR disse...

O Leozinho Guerra tem uma igual Vitão.. gostou.. é muito leve! Tem os contatos da PROATIVA no blog.. mas qq coisa me liga, ok? Abraço!

Pablo Bucciarelli disse...

Conheço a linha de produtos da Princeton Tec, tenho uma delas, e realmente são as melhores do momento, superam a concorrência em termos de durabilidade e praticidade. Ótimo relato sobre o equipo Fredy, parabéns... já repassei via Twitter e Facebook.

Abs, PB

Unknown disse...

muito bacana!! gostei demais...

twister skate disse...

Muito bom esse teste, otimo relatorio também vo procurar uma pra min.

twister skate disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou precisando de uma destas!

TENDÊNCIA OUTDOOR disse...

Pode usar a minha quando quiser, pra testar, o Leozinho tb tem uma igual.. se quiser comprar é pelo www.proativa21.com.br .. o tel é 21-3860-1446

Unknown disse...

Eu quero uma dessas....
Vai ter uma corride de 6 horas de MTB q termina as 10 da noite...
Vou precisar disso la, e essa parece ser a ideal...
Abraços...

Isadora Reis disse...

nossa, muito legal!! vou divulgar pra lebreirada aquii!

Leo Guerra disse...

Cara, eu tenho uma já há mais de um ano, e ela atende bem! Uso bastante na minha bike (na cabeça uso outra). Para um rolê noturno na cidade ou uma trilha noturna de baixa dificuldade técnica é ideal. Ela só peca em downhill ou singletracks noturnos, onde se é exigido uma iluminação de maior potência para conseguir pedalar em velocidades mais altas. Mas tem uma boa durabilidade, e é muito leve.

Unknown disse...

Um amigo me emprestou a lanterna e fiz um pedal aqui em Sampa, Aldeia da Serra. RECOMENDO! Custo x benefício aprovado!