terça-feira, 20 de outubro de 2009

Motivar tá difícil?

Motivar tá difícil? É mais fácil do que parece!

Não é fácil manter sempre a motivação, quando o assunto é treinar visando objetivos/metas.

Mas uma fase desmotivada é comum em todos os tipos de treino, desde os treinos voltados à estética ou qualidade de vida, até os treinos para aumento de performance.

Desfocar é comum. O que caracteriza um atleta não é manter sempre o foco no treino, mas a capacidade de retomar ao treino quando ocorre um desfoque. A volta ao treino depois de um período sem treinar pode ser desmotivadora, mas rapidamente você atingirá seu condicionamento anterior.

Abaixo algumas dicas para maximizar sua motivação:

Incorpore o treino ao seu estilo de vida, e veja-o como uma atividade prazerosa. Vai chegar o dia que você vai acordar pensando em treinar, vai programar seu dia em função do treino, e se não treinar, vai dormir insatisfeito.

Estabeleça objetivos mensuráveis (metas), e estipule prazo para eles. Caso um objetivo seja alcançado, aumente a sua dificuldade.

A dor é comum, e faz parte do treino. Com o tempo de treino, sua resistência à dor será maior. Você vai aprender a lidar com ela e o quanto pode suportá-la. Talvez aprenda até a gostar dela.

Evite a mesmice: treine sempre em locais diferentes, a menos que seja impossível evitar o mesmo percurso. A rotina de treino é grande responsável pela falta de motivação.

Dê preferência a locais relacionados à natureza. Contemple a paisagem.

Ouça música. Aqui não há regras, há somente gosto musical. Breve publicarei um artigo só para falar sobre música no treino.

Anote seus treinos em uma planilha, enfatizando o treino proposto, e o treino realmente realizado. Depois, compare os treinos semana a semana, mês a mês, ano a ano, para acompanhar seu ganho de performance.

Participe de competições, mesmo não focando em vitória. Acredite, é viciante!

Varie seu(s) objetivo(s), como o estilo de competição. Usando o exemplo do mountain bike, corra provas cross-country (circuito técnico fechado) ou trip trail (um único trecho, normalmente não muito técnico, onde o percurso não se repete). Ou em corridas, varie entre corridas de montanha, corridas curtas em asfalto, ou maratonas.

Descanse! O descanso é parte crucial do treino.

Muito autores defendem o treino acompanhado, pois uma pessoa puxa outra. Isso é certo e essencial, principalmente em treinos para ganho de velocidade e performance. Mas às vezes é legal tirar um dia para você, e ir treinar sozinho. É como um retiro espiritual. Eu particularmente faço muitos treinos longos sozinho, onde consigo esvaziar a mente e meditar durante o treino, aumentando assim o nível de concentração.

Envolva pessoas próximas as você nos treinos, convença familiares e amigos a treinar também, melhore os hábitos alimentares e disposição a atividades físicas dessas pessoas.

Acredite em você. Você é mais forte que imagina.

Lembre-se: seu corpo é uma máquina, que precisa de combustível, descanso, checkups e acompanhamento profissional. Qualquer descuido com alguns desses itens pode comprometer a sua melhoria diária, sua saúde, e consequentemente sua motivação.

Agora saia do computador e vá treinar.

Dica de Leo Guerra, Corredor de Aventura - http://www.nomatocomcachorro.blogspot.com/

Nenhum comentário: